
DESTAQUES
A campanha de perfuração de 2013 foi concluída com êxito para um total agregado de 5.940m (diamante e RC), o que eleva a 41.175m o total metros perfurados no potencial de Tenge/Ruoni desde 2011.
Foi dada prioridade a perfuração para converter as porções superiores do bloco de recursos Tenge, representando um mínimo de 10 anos de operação, a uma categoria Mensurável compatível com JORC. Resultados analíticos preliminares são esperados em janeiro de 2014 com um cálculo revisado de recursos a ser completado pelo fim do 1o Trimestre de 2014.
Foram escavadas duas grandes valas de amostra a granel tranzonais na montanha de Tenge até uma profundidade média de 2m. As valas, fornecendo um total de 317m de exposição mineralizada exposição através do depósito, foram sistematicamente amostradas em canal e analisadas com resultados reportando uma média ponderada de elevado grau de 45,5% Fe, 18,4% TiO2 e 0,53% V2O5.
Amostras a granel coletadas das valas, a par de amostras a granel de carvão e carbonato, estão sendo processadas nos laboratórios Mintek na África do Sul antes de serem despachadas para plantas piloto nos EUA e Japão para testes de redução.
Testes em escala piloto de fundição não fluxada realizados pelo CSIRO no início do ano confirmaram que um produto de ferro gusa de baixa impureza poderia ser produzido usando minério de ferro da Baobab e carvão térmico local de Moçambique (consulte a RNS de 4 Março de 2013 para mais detalhes). Testes posteriores de fundição fluxada estão em curso e fornecerão os primeiros dados empíricos sobre a composição dos produtos secundários de escória de vanádio e titânio. Os resultados são esperados no início de 2014.
As discussões com entidades dos setores público e privado em relação a alocação portuária e ferroviária estão fazendo progressos sólidos e espera-se que sejam formalizadas em breve por meio de documentação de Memorando de Entendimento ('MoU') antes da elaboração dos acordos nos quais serão estabelecidas as condições de acesso e tarifas.
Estão sendo preparados os pedidos de título de mineração e de licença industrial para submissão em janeiro de 2014. A avaliação de impacto ambiental ('EIA') e plano de realojamento e programa comunitário de desenvolvimento comunitário e empresarial associados estão fazendo bons progressos sob a orientação de Elisa Vicente, recém-nomeada Gerente de Saúde e Meio Ambiente e Social da Baobab.
O Sr. Ben James, Diretor Geral da Baobab, comentou hoje: 'A Baobab está satisfeita com os progressos realizados este ano em priorizar sistematicamente a abordagem em áreas de percepção de risco, que nos aproxima da realização do Estudo de Viabilidade Susceptível de Financiamento em 2014. Os resultados dos programas em curso irão reforçar significativamente a posição da Empresa avançando para a próxima ronda de conversações com potenciais parceiros estratégicos durante os próximos meses. Os resultados analíticos da amostragem de vala são encorajadores e indicam um teto de grau superior para o depósito de Tenge.'
Sobre Baobab Resources plc
Baobab Resources plc (LON:BAO) é uma mineradora sediada na Austrália, com ações na bolsa de valores de Londres (código AIM:BAO), e que está a desenvolver em Moçambique projetos de minério de ferro, titânio, vanádio, fosfato, cobre, manganês, ouro e níquel.
Contato
Baobab Resources PLCBen James: Managing Director
Tel: +258 21 415 200
Jeremy Dowler: Chairman
Tel: +44 1372 450529
Frank Eagar: CFO
Tel: +258 21 415 200
Grant Thornton UK LLP
Philip Secrett | David Hignell | Jamie Barklem
Tel: +44 20 7383 5100
Shore Capital Stockbrokers
Jerry Keen | Toby Gibbs
Tel: +44 20 7468 7964
Fortbridge Consulting
Matt Beale
Tel: +44 7966 389 196
Empresas relacionadas